FAMI

PONTES INTERCULTURAIS

O projeto Pontes Interculturais, nasce da vontade decorrente de uma efetiva inclusão das comunidades residentes (e novas) imigrantes, através de ações que potenciam o sentido de identidade, permitindo uma resposta mais equitativa e mais justa.

  • A constituição de uma equipa de mediadores, que representam as comunidades ucraniana, africana e brasileira/sul-americana;
  • Desenvolvimento de medidas ativas de integração, como oficinas de teatro, interculturalidade, partilha de boas práticas, apresentação pública do projeto e encontros não formais temáticos.
  • Promoção de ações de educação não formal, através de sessões de leitura de contos de autores locais;
  • Desenvolvimento de sessões de informação que visem esclarecer e apoiar os cidadãos nacionais de países terceiros na sua integração na sociedade, designadamente na área da empregabilidade.

Sessão de apresentação do projeto e partilha de boas práticas

Tratou-se de uma atividade que foi de encontro com o arranque do projeto e que consistiu na apresentação do mesmo às instituições locais, públicas e privadas que trabalham com o público- alvo nacionais de países terceiros. Esta apresentação decorreu dia 24 de agosto 2023.

Os objetivos desta atividade consistiram em:

  • Dar a conhecer o projeto propriamente dito;
  • Ajudar a uniformizar e simplificar as informações sobre o trabalho de terreno;
  • Partilhar as boas práticas a serem implementadas;
  • Conhecer as experiências positivas e negativas vividas pelas instituições que trabalham com o público nacionais de países terceiros, procurando aconselhar nos domínios do projeto.

https://www.rum.pt/news/projeto-fami-pontes-interculturais-nasce-em-braga-para-ajudar-integracao-de-migrantes

Oficinas de Teatro

As oficinas de teatro de sistematização foi a forma mais adequada para promover a integração, socialização, interação e comunicação entre pares das crianças nacionais de países terceiros, que frequentam a Escola da EB1 do Fujacal. Entre meados de setembro e meados de dezembro, 4 turmas desta escola, frequentaram a oficina de expressão dramática

Encontro Intercultural

Pintar as palavras de Ondina

Esta atividade cultural, foi desenvolvida em novembro, no Museu Nogueira da Silva e visou dar a conhecer aos nacionais de países terceiros, uma escritora bracarense que viveu em muitos países e continentes diferentes.

Celebração da língua portuguesa

Reuniu-se numa tertúlia nacionais de países terceiros, de diferentes idades, para falar sobre a aprendizagem do português, as dificuldades encontradas, as primeiras palavras aprendidas, expressões coloquiais e outras curiosidades da língua portuguesa, assim como a sua importância na integração em contexto escolar.

Empregabilidade

O mês de novembro foi dedicado à realização de sessões de empregabilidade, tendo sido realizadas 4 sessões de informação, destinadas a potenciais empregadoras, com a finalidade de realçar as vias legais de migração disponíveis para a contratação de nacionais de países terceiros.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close