INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO DE TARAS SHEVCHENKO EM LISBOA

Passados oito anos desde a atribuição do espaço para o efeito, a cidade de Lisboa ganha um novo monumento, erguido na Praça de Itália pela comunidade ucraniana.

Trata-se do monumento de Taras Shevchenko: poeta, pensador e artista – o “Grande Kobzar” – o mais ilustre dos ucranianos, cuja obra é marcada pelo seu amor pela Ucrânia.

Neste ano simbólico de 2019, altura em que a Ucrânia e o mundo comemoraram 205 anos de aniversário do nascimento do mais famoso e glorioso poeta ucraniano, Taras Shevchenko, a comunidade ucraniana em Portugal honrou a sua memória com um evento marcante: a colocação do busto do poeta em Lisboa.

Existem mais de 1.380 monumentos de Taras Shevchenko em todo o mundo, Portugal é agora um dos países onde se presta homenagem a tão insigne figura. A autoria deste monumento pertence ao escultor português Helder de Carvalho, vencedor do concurso realizado para a sua construção.

A cerimónia oficial de inauguração do monumento decorreu a 14 de setembro de 2019. Para sempre, ficam gravadas as palavras imortais do Kobzar: “Lutai! Combatei! Deus ajuda-vos! Convosco está a verdade, a glória e a sagrada liberdade”, que podem ser lidas por todos os que visitarem o monumento do poeta ucraniano em Lisboa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close