Foi aprovada pela Assembleia da Républica a Petição n.º 526/XII/4.ª (Luliia Voroshylova e outros): — Apoio à reabilitação de militares ucranianos.
A Assembleia da República depois de consultar o Governo Português aprovou a petição da iniciativa da Sr.ª Luliia Voroshylova e de mais cerca de 4000 subscritores cujo objetivo se destinava a apelar ao Estado português para que apoiasse os tratamentos e a reabilitação de vários militares e combatentes voluntários do exército ucraniano, feridos no conflito armado na Ucrânia, em Portugal, em número e de acordo com as possibilidades existentes.
As razões que fundamentaram esta petição à Assembleia da República de ” Apoio à reabilitação de militares ucranianos” em Portugal, radicaram essencialmente nos seguintes aspetos:
Em primeiro lugar, no facto de estes militares terem posto em causa a sua própria integridade física e terem posto em risco a sua vida para contribuírem para a paz e a integridade da Ucrânia, para a paz na Europa e para evitarem que tivéssemos mais uma onda de refugiados a avassalar a Europa.
Em segundo lugar, basearam-se também no facto de haver já vários países, como os Estados Unidos, a Alemanha, a Croácia, a Eslovénia, a Polónia, Israel, o Reino Unido, que desenvolviam programas que visavam exatamente receber estes militares e proporcionar-lhes tratamento nos respetivos serviços hospitalares.
Finalmente, os peticionários basearam-se ainda no facto de Portugal ter sabido, há cerca de duas décadas, acolher de forma exemplar uma significativa comunidade ucraniana, que, aliás, se integrou de forma notável na sociedade portuguesa.
O Movimento Solidariedade Ucrânia participou ativamente nesta iniciativa quer na recolha de assinaturas quer na ação junto da Assembleia da Républica onde tivemos a ajuda inestimavel do então deputado pelo CDS-PP Abel Batista .
Muito Obrigado.